Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Fórum lança e-book sobre futuro dos megaeventos esportivos


Na próxima quinta-feira, 28 de maio, às 9h30, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro lança o livro-plataforma "O Futuro dos Megaeventos Esportivos: inovações pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016", editado pelos professores Lamartine DaCosta, Ana Miragaya e Andrea Deslandes. Totalmente em formato digital, a plataforma apresenta textos em inglês e português de 50 autores nacionais e estrangeiros. "Vamos nesse encontro apresentar as principais inovações trazidas por esses megaeventos em áreas como sustentabilidade, inovação, paradesporto,  turismo, além de debater a série de recomendações expressas no documento Agenda 2020, do Comitê Olímpico Internacional,  de que certa forma nós, aqui no Brasil, estamos antecipando alguns desses itens", explica o presidente da ALERJ e do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB), que abrirá o encontro.

Além dos autores e dos parlamentares estão sendo convidados os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Rio 2016, do Comitê Paralímpico, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e gestores das 92 secretarias municipais do estado. Durante o lançamento, nove dos 38 autores brasileiros vão apresentar, em seis palestras de dez minutos, as inovações trazidas por esses eventos. "Nosso desafio será apresentar uma síntese da plataforma, que, se impressa, teria mais de 500 páginas", explica a coordenadora do Fórum, Geiza Rocha, autora do artigo que fecha a publicação, abordando a governança responsável como o dia seguinte dos Jogos Olímpicos.  

Serviço: Lançamento do livro plataforma "O Futuro dos Megaventos Esportivos- inovações pós-Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016"

Início 9h30
Local: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/n - Plenário Barbosa Lima Sobrinho
Programação:
Abertura: Presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, e autoridades

Palestras:
"Agenda Olímpica 2020 do Comitê Olímpico Internacional e legados Pós-2016"
Ana Miragaya, membro do Selection Committee, do Comitê Olímpico Internacional e professora de Educação Física da Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ

"Inovações Tecnológicas aplicadas ao Esporte Paralímpico"
Carla Patricia Guimarães, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
"Educação Olímpica Pós-Jogos 2016"
Marcio Turini, doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte  UERJ e professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário UNIABEU

"Gestão de estádios pós-Copa e Jogos Olímpicos"
Geraldo Campestrini, presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte e Socio-diretor da Inspire Sport Business

"Sustentabilidade e Ocupação Urbana dos Jogos Olímpicos 2016"

Cristiano Belém, pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo para o desenvolvimento científico e tecnológico regional.
"Oportunidades do Turismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e depois"
Paola Bastos Lohmann, Kaarina Virkki, e Gabriela De Laurentis, da FGV/EBAP.

Encerramento


Geiza Rocha
Secretária-Geral
ALERJ- Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho